sexta-feira, 2 de outubro de 2015

As peças publicitárias dos quatro candidatos ajudam a escolher o pior na enquete que juntou neste mês Chico Buarque, Dias Toffoli, Joaquim Levy e Luciana Lóssio


Atendendo a uma reivindicação unânime dos envolvidos na briga de foice, a Comissão Organizadora do Homem sem Visão autorizou a divulgação, no texto de apresentação dos participantes da enquete que escolherá o ganhador do troféu de setembro, de vídeos publicitários escolhidos pelos próprios concorrentes. A propaganda eleitoral contribuirá para que os leitores conheçam ainda mais de perto os inscritos na única eleição do mundo que permite votar sem remorso em candidatos que ninguém merece.

CHICO BUARQUE


No comercial de Chico Buarque, o artista de poucas palavras e jeitão retraído parece igualmente à vontade espancando a bola no campinho do time de que é dono ou exigindo em dueto com João Pedro Stédile a permanência da Petrobras nas mãos da turma que destruiu a empresa. O cantor e seu parceiro consideram crime hediondo a privatização da estatal privatizada pelos quadrilheiros do Petrolão.

DIAS TOFFOLI


No vídeo que protagoniza, extraído por uma marqueteira de João Santana de um debate no Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli mostra em 56 segundos como é possível propor o fatiamento da Operação Lava Jato sem usar o verbo fatiar, mudar de tribunal sem esclarecer quem será julgado por quem e assassinar a língua portuguesa sem dizer coisa com coisa.

JOAQUIM LEVY


Aparentemente disposto a ser compreendido por quem acha que Harvard é o lateral-direito da seleção da Inglaterra, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, optou por reapresentar um falatório fabricado para convencer os brasileiros de que pagar imposto é melhor que viajar em jatinho de empreiteira. No melhor momento da performance, o especialista em tapeação de buracos jura que a CPMF custa 2 milésimos de uma entrada de cinema.

LUCIANA LÓSSIO


Discípula dos mesmos mestres que arruinaram a cabeça do companheiro Dias Toffoli, a ministra Luciana Lóssio, advogada do PT em ação no Tribunal Superior Eleitoral, transformou em peça de campanha um trecho da discurseira em dilmês castiço que explica o inexplicável pedido de vista que adiou o exame das irregularidades que povoam as contas da reeleição de Dilma Rousseff.

Antes de escolher na enquete o pior entre os piores, confira os comerciais de cada campeão.

O Chute do Aldo Rebelo na ECEME

Por Carlos I. S. Azambuja

Camarada Aldo na Defesa: ataque aos militares
Um pouco de História: No dia 4 de dezembro de 2006 foi realizado o Seminário "Sociedade: Diálogo com as Forças Armadas", no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ.

A coluna do jornalista Ancelmo Gois, no Globo do dia seguinte, 5 de dezembro, noticiou que a palestra do Aldo Rebelo, na ECEME, “foi um sucesso. Ele contou que Renato Archer, militar de esquerda preso em 64, teve que responder a um Inquérito Policial Militar sobre atividades anti-americanas”.

Não é verdade! A oficialidade da ECEME foi desinformada. 

O Inquérito Policial Militar em que Renato Archer, oficial inativo da Marinha do Brasil foi indiciado, nada teve a ver com supostas “atividades anti-americanas”. Obviamente, Aldo Rebelo contou essa historinha por ouvir dizer, pois na época do fato tinha a idade de 12 anos. 

Renato Archer foi preso, sim. Não em 1964, mas em 29 de janeiro de 1969. Após a assinatura do Ato Institucional nº 5 de 13 de dezembro de 1968, quando teve o seu mandato de deputado federal pelo MDB cassado por 10 anos, sendo recolhido à Base de Submarinos, no Mocanguê, Rio de Janeiro, onde respondeu a um Inquérito Policial Militar não por “atividades anti-americanas” e sim por sua participação na Frente Ampla, movimento político lançado em 28 de outubro de 1966 com o objetivo de lutar pela “restauração do regime democrático” no Brasil (isso é fácil de comprovar, pois o IPM está arquivado no STM). 

Frente Ampla teve como principal articulador o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, e contou com a participação dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart e de seus correligionários. Em agosto de 1967, Renato Archer foi designado secretário-geral daFrente Ampla, ficando responsável pelos contatos entre Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, então exilado em Portugal. Os contatos entre Lacerda e Jango eram feitos pelo ex-deputado, também cassado, Doutel de Andrade. (Articulacao da Oposicao).

Além disso, Renato Archer devia explicações, também, a respeito de suas atividades na difusão de boatos sobre o chamado Caso Parasar.

Na época de sua prisão, um jovem Oficial do Centro de Inteligência da Aeronáutica foi escalado para ouvir o depoimento de Archer sobre o Caso Parasar. Já na Base do Mocanguê, esse oficial foi informado pelo então comandante – Almirante Paraguassú, salvo engano – que isso não poderia ser realizado, por ser esse oficial – um Tenente – mais moderno que Renato Archer, cassado, mas não demitido das FFAA que, todavia, concordava em conversar com o oficial, o que foi feito. 
Essa é a verdade e não o chute do deputado do Partido Comunista do Brasil, hoje ministro de Estado de um governo comprovadamente incompetente e corrupto.

Como é que um cara desses (militante do PC do B) pode ser nomeado Ministro da Defesa?



Fonte: Alerta Total

___________________
Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

Entrevista com o "Dólar"


Quem diria? Um Comunista como MINISTRO da DEFESA


menor aldo esAquilo que a Revista Sociedade Militar adiantou ha algumas semanas pode mesmo ser posto em prática. Dilma Roussef, antipática e sem poder de articulação, pretende chamar para si a esperteza e jogo de cintura de Jaques Wagner. Ministro da defesa que, com seus coquetéis regados a  sorrisos e “wiskinhos”, conseguiu empurrar nos militares coisas inusitadas como a nomeação da esposa de uma liderança do MST como “02” da pasta da defesa, alguns decretos “relâmpagos” que pegaram todos de surpresa e até a transferência de um tenente, marido de uma amiga, para os EUA, mesmo debaixo da cara feia de alguns generais.

Por essas e outras já está provado para DILMA que o ex-governador da Bahia pode ser uma ferramenta utilíssima para que consiga pelo menos terminar o próprio mandato. – Se dobrou os generais por que não dobraria o PMDB e PSDB? Pensa Dilma.

Aldo Rebelo, pelo que dizem pelos corredores do planalto, deve mesmo ser o novo ministro da defesa. Alguns dizem que os milicos “podem não gostar”. Afinal, Rebelo é um comunista declarado e a maioria dos generais da atualidade acredita que a intervenção militar realizada em 1964 foi justificada por que os comunistas queriam transformar o país em mais um satélite da antiga URSS.

Mas, já ha outro político do PCdoB dentro do MD. Se trata da Ex-deputada Perpetua Almeida, que ocupa cargo de confiança na pasta.

Ontem no CONGRESSO nacional um grupo de pessoas comentava que a reunião de emergência do Alto Comando do Exército poderia ter sido convocada pera amansar os generais de quatro estrelas antes do anúncio oficial de que um comunista ia assumir a pasta.

Na semana passada o PCdoB negou que Rebelo havia sido convidado para assumir a defesa. Mas, nessa terça-feira em Brasília muita gente já tinha como certa a troca de cadeiras nos ministérios. O Globo e alguns jornais da Bahia confirmam a informação da Revista Sociedade Militar.

Aldo Rebelo há algum tempo gerou polêmica por ter usado uma aeronave da FAB pra levar a família para passear em CUBA. Ele justificou, dizendo que esteve em Havana em missão oficial e que a carona à mulher e ao filho foram dadas porque ambos também foram convidados pelo governo cubano.

Em 2007, quando ainda era deputado, Aldo Rebelo foi muito criticado quando tentou realizar no Congresso um sessão solene em comemoração aos 90 anos da Revolução Russa.

Entre os projetos de REBELO quando era deputado se destacam a criação do dia do Saci-pererê, dia da mandioca e proibição de qualquer inovação tecnológica capaz de poupar mão de obra.

O estatuto do PCdoB, documento que Aldo Rebelo e todos os políticos do partido se comprometem a obedecer, diz:


“O Partido Comunista do Brasil luta contra a exploração e opressão capitalista e imperialista. Visa a conquista do poder político pelo proletariado e seus aliados, propugnando o socialismo científico.Tem como objetivo superior o comunismo. Afirmando a superioridade do socialismo sobre o capitalismo, almeja retomar um novo ciclo de luta pelos ideais socialistas…”

O lobista e seu patrão


“Refugiados” dos arredores da Terra Santa


Caros amigos

Às vésperas de uma Olimpíada, propor-se a receber refugiados do oriente médio, muçulmanos ou não, correndo o risco de estar importando terroristas, é, no mínimo, um ato de irresponsabilidade!

Não sou contra o acolhimento de refugiados, muito menos de imigrantes, mas defendo que, para isto, devam ser estabelecidas e cumpridas rigorosas regras que salvaguardem a segurança do Estado e que estabeleçam as circunstâncias em que se possa abrir ou se deva fechar as fronteiras.

No momento em que o Brasil enfrenta uma recessão, na maior crise da sua história, quando o desemprego está em alta e a atividade econômica em baixa – sem perspectivas de recuperação a curto e médio prazos – e a estabilidade política não se apresenta em horizonte visível, só posso enxergar a demagogia de sempre na generosidade do discurso da Governanta Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da ONU.

A violência urbana nos tem imposto um índice de mortes superior ao de muitas guerras atuais e do passado, já estamos convivendo com o PCC, com a transformação de criminosos, como Carlos Marighela, em exemplo para as crianças e com os italianos Cesare Battisti – terrorista recebido como herói e vítima – e o padre Vito Miracapilo, agitador esquerdista, expulso do Brasil em 1980, além de  outras ameaças, conhecidas e potenciais, vindas de áreas  próximas ao nosso território.

Quantos terroristas ainda queremos que receber, infiltrados em meio aos homens e mulheres de bem que virão dos arredores da Terra Santa para as Terras de Santa Cruz, em busca de segurança e paz ?


O bom senso nos diz que, neste momento, devemos fechar as fronteiras e negar guarida a todos, em nome da pobre gente dessas Terras, que se vê sujeita a acolher ainda mais gente que nunca foi Santa, sob a sombra generosa da Cruz !

Buraco de um trilhão de reais no BNDES

Por Ivo Oliveira Dias

Fala-se muito em rombo do BNDES perpetuado pelos PETRALHAS ladrões e corruptos que se instalaram no governo. Alguns falam em até R$ 1 trilhão a ladroagem do maior banco de fomento do País. Tem ladroagem, sim. Isto não tenho nenhuma dúvida. O MPF investiga a relação incestuosa do presidente do Banco com a instituição BNDES. Também, é de conhecimento público a ascendência do Lula sobre o Luciano Coutinho.

Com referência à relação promíscua entre o Luciano Coutinho e o BNDES, se refere à empresa de consultoria que elabora os projetos de financiamento junto ao Banco. A ex-empresa de consultoria é contratada para ter sucesso no financiamento. A empresa tinha como sócio o próprio Luciano Coutinho até assunção dele como presidente do Banco. Nada há de ilegal, uma vez que o Luciano Coutinho não é mais sócio daquela empresa de consultoria. Mas tudo parece que os atuais sócios são "laranjas" do próprio.

O projeto do Lula tentar criar os maiores "players" brasileiros atuando no mundo com o PSI - Programa de Sustentação de Investimentos, criado por ele no auge da crise financeira mundial em 2009, nada haveria de anormal, ;se não não funcionasse como Bolsa Empresário. Para criar "players" brasileiros, o BNDES emprestou e empresta a alguns poucos privilegiados a juros de 3,5% ao ano, enquanto o Tesouro paga Selic, hoje em 11,75% ao ano, para captar os mesmos recursos.

O Tesouro injetou no BNDES, segundo balanço semestral de 2014, exatos R$ 431,4 bilhões, nominal. Isto é o valor que foi injetado, sem considerar a equalização de juros. No apagar das luzes de 2014, Dilma autorizou injeção de mais R$ 30 bilhões no mesmo esquema do PSIU, somando hoje RÃ$ 461,4 bilhões.

Nada haveria de anormal se a injeção do dinheiro fosse na forma de investimento da parte da União. A crítica de analistas econômicos, na qual eu me incluo, é que a injeção de recursos da União está sendo feito em forma de "empréstimos" do Tesouro para o BNDES. O Tesouro capta o recurso no mercado pagando juros Selic e empresta ao BNDES. O empréstimo feito pelo Tesouro no mercado para este fim não entra no cômputo da dívida pública líquida.

Desta forma o dinheiro repassado pelo Tesouro para o BNDES sob forma do PSI, não entra também como despesa da União. Resumindo, os R$ 461,4 bilhões estão na contabilidade do Tesouro e do BNDES como uma espécie de "volume morto". O volume de dinheiro é de responsabilidade, portanto, do contribuinte.

Os principais recursos do BNDES para empréstimos vêm do Tesouro em forma de PSIU, do FAT, do Fundos PIS/PASEP e do Fundo de Marinha Mercante e de outros fundos constitucionais. No total, considerando o empréstimo do Tesouro, o passivo do BNDES é de cerca de RÃ$ 544 bilhões. Em tese, este é o montante que está no risco do BNDES e em consequência do contribuinte. No entanto, o BNDES, pelo menos em  cima do papel está enquadrado nas regras do BIS, banco central dos bancos centrais.

Na coluna de ativos constam como realizável a Curto e Longo Prazo, cerca de RÃ$ 300 bilhões em empréstimos diretos do BNDES e cerca de R$ 217 bilhões em empréstimos com aval dos agentes financeiros. Somado os ativos referentes aos empréstimos alcançam R$ 517 bilhões. Ainda na coluna de ativos consta a aplicação, no dia 31 de julho de 2014, em ações das empresas com financiamento no Banco, no montante de R$ 66,9 bilhões e R$ 10,4 bilhões em debêntures.

O problema de tudo isto é que o Patrimônio Líquido do sistema BNDES, incluindo BNDESpar, é de R$ 74,1 bilhões em 31 de julho de 2014. Outro problema grave é com referência à qualidade do crédito de responsabilidade direta do BNDES no montante de R$ 300 bilhões.  O crédito referente ao repasse às instituições financeiras no montante de R$ 217 bilhões não tem tanta preocupação.  Não se sabe qual é o percentual de "empréstimos podres" dentre os R$ 300 bilhões.

No mercado financeiro, até o engraxate da BMF Bovespa sabe, de duas verdades. A primeira verdade é que o presidente Lula teria intermediado a negociação de empréstimos do PSIU no montante de R$ 300 bilhões, da parte do empréstimo direto do BNDES. Se realmente houve, qualquer 3% daria R$ 9 bilhões de comissionamento para o Lula.  Isto merece investigações por parte do TCU e MPF, mas negadas pelo BNDES. Para ser negado, aos órgãos de controle da União, o acesso às informações, é de supor que o "boato" do engraxate deve ser verdadeiro.

A segunda preocupação do mercado é quanto à natureza das garantias oferecidas pelos tomadores preferenciais dos empréstimos do sistema BNDES. Em muitos dos empréstimos destinados aos amigos do Lula e do Palácio do Planalto, as garantias são as próprias ações das companhias. São empréstimos no montante de R$ 300 bilhões com alto risco de não receber de volta o empréstimo. Comenta-se que cerca de R$ 100 bilhões é quase como crédito podre. O montante é superior ao Patrimônio Líquido do sistema BNDES.

O rombo só vai aparecer no decorrer dos próximos anos, pois o financiamento concedido pelo Banco é de longo prazo.  Alguns antes, como foi o caso dos empréstimos de R$ 10,6 bilhões concedidos ao grupo OGO.  Outra empresa que tem um passivo próximo de R$ 30 bilhões com o sistema BNDES é o grupo JBS/Friboi, a juros subsidiados de 3,5% ao ano. Outra empresa com dificuldade econômica conhecida no mercado, que tem passivo alto junto ao sistema BNDES, é a de telefonia Oi.  A Construtora Odebrecht, em dificuldade por conta da Operação Lava Jato, tem também tem passivo muito alto junto ao BNDES.

Curiosamente, essas empresas falidas ou em dificuldade financeira contam com o apoio explícito do Lula.  Não, Lula não é sócio dessas empresas como comentam, mas apenas intermediário nas operações de financiamentos e refinanciamentos. Digamos, que o Lula deve ter amealhado, no mínimo, R$ 5 bilhões em intermediações no BNDES. Claro, os depósitos estão nas contas nos paraísos fiscais, por orientação do Henrique Meirelles, principal executivo do JBS/Friboi.

Ufa, consegui fazer o resumo do assunto complexo como este. Será que consegui fazê-los entender? Preocupa, não, se não entender o assunto na primeira leitura.  O assunto é para quem tem vivência no mercado financeiro.




______________
Ivo Oliveira Dias, Consultor de Empresas atuando nas areas de Planejamentos Estratégicos, Planejamentos Financeiros especialista em montagem de Cash-Flow.

Polícia procura mais corpos na Favela Alba



Assassinatos em série! Polícia procura corpos em outros imóveis próximos à casa do pintor Jorge Luiz Morais, na favela Alba, na Zona Sul da cidade. Até agora, sete corpos foram localizados na casa do assassino.